LabEEE Living Lab

 

livinglab1   livinglab2   livinglab3

 

Descrição física do lab e objetivos:

Compreender profundamente as percepções humanas quanto aos ambientes internos é crucial para conceber edificações eficientes em energia que assegurem níveis ideais de conforto, bem-estar e saúde para seus ocupantes. Ao realizar experimentos em campo no Living Lab, é possível compreender as percepções de ocupantes familiarizados com a edificação e os sistemas existentes, bem como os equipamentos instalados para monitoramento comportamental e ambiental. O Living Lab é um ambiente prático de pesquisa que integra projetos em condições reais, possibilitando a cocriação e teste contínuo de soluções inovadoras, acelerando a transição de ideias para implementações efetivas. Essa abordagem contribui para o aprimoramento do design de espaços sustentáveis e saudáveis, principalmente ao se aprofundar em respostas psicofisiológicas dos ocupantes às condições observadas no espaço. 

O ambiente de estudo é denominado "LabEEE Living Lab", onde os dados coletados são essenciais para a análise e compreensão das relações entre o conforto humano e a qualidade do ambiente interno. Essa iniciativa contribui para o aprimoramento contínuo do design de espaços eficientes, sustentáveis e voltados para a saúde e bem-estar dos ocupantes. Adicionalmente, as hipóteses testadas na câmara climática TR4CS podem ser implementadas e avaliadas no ambiente real do Living Lab, possibilitando uma integração entre os projetos.

O espaço em foco é composto por uma combinação de escritório de planta aberta, escritórios individuais, salas de reunião e uma copa. O escritório em planta aberta apresenta 36 postos de trabalho distribuídos em 10 fileiras. A distribuição espacial resulta em variações quanto às exposições ambientais que os ocupantes experienciam ao longo do ano, especialmente considerando diferentes níveis de proximidade às janelas e aos aparelhos de ar-condicionado. Os escritórios individuais também resultam em diferentes condições internas, especialmente devido às variações nas orientações solares, com variações nos níveis de insolação ao longo do dia (manhã versus tarde) e ao longo do ano (impacto da sazonalidade no posicionamento solar). Por fim, as duas salas de reunião também são monitoradas considerando o impacto de diferentes condições ambientais nas percepções dos ocupantes após transições entre esses ambientes. As transições são comumente observadas em dias típicos de trabalho. Todas as áreas contam com janelas de vidro translúcido e venezianas, possibilitando a utilização e controle da luz natural ao longo do dia.

O ambiente compartilhado é complementado por um VRF (Variable Refrigerant Flow) cinco evaporadoras internas, uma em cada sala individual, e uma em cada sala de reunião. As nove evaporadoras presentes no living lab são contoladas por meio de um Intelligent Touch Manager. Esse sistema permite que os ocupantes ajustem os setpoints, os níveis de velocidade do ar, e os ângulos das aletas que direcionam o fluxo do ar de cada evaporadora. O ambiente incorpora um sistema de renovação de ar eficaz, assegurando níveis adequados de troca de ar interno para garantir a qualidade do ar interno. O ambiente possui sistemas de monitoramento contínuo para variáveis ambientais distribuídos pela área da sala, a fim de compreender o impacto das características construtivas e do layout interno nos microclimas observados próximo às estações de trabalho. Por fim, o living lab também funciona como um ambiente de testes sobre a implementação de Personalized Environmental Control Systems (PECS), a fim de proporcionar aos ocupantes a possibilidade de ajustarem o microclima mais próximo às suas estações de trabalho.

 

Projetos:

  • (2023) PsychophysComf - Summer, Autumn, Winter and Spring (Concluído)
  • (2023-2024) PROBRAL - CAPES/DAAD - Edital n° 21/2022 (Em andamento)
  • (2024-2025) CNPq - Edital Universal 2023 (Em andamento)
  • (2025) Round Robin Test - IEA EBC Annex 87 (Em planejamento)

 

Parcerias:

Parcerias nacionais:

  • Prof. Nayara Rodrigues Marques Sakiyama, parceira no Edital Universal CNPq 2034
  • Prof. Felipe Isamu Harger Sakiyama, parceiro no Edital Universal CNPq 2034

Parcerias internacionais:

 

Artigos publicados:

  • GAPSKI, N. H.; LOESER, B.; BAVARESCO, M.; GARLET, L.; MELO, A. P.; LAMBERTS, R. Relação entre variáveis fisiológicas e sensação térmica: Estudo de caso em um ambiente compartilhado. In: Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC), 2023, São Paulo. Anais do XVII ENCAC, 2023.
  • BAVARESCO, M.; GARLET, L.; GAPSKI, N. H.; LOESER, B.; MELO, A. P.; LAMBERTS, R. Skin temperature and thermal perceptions over the day: A case study in a hybrid-ventilated living lab.. In: Comfort At The Extremes (CATE), 2023, Ahmedabad. Comfort At The Extremes (CATE), 2023.

 

Pesquisadores: