A Test Room for Comfort Studies (TR4CS) está situada no campus principal da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Brasil. Sob a coordenação do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), a TR4CS é um ambiente controlado projetado para a avaliação multidomínio do conforto humano, abrangendo os domínios térmico, visual, acústico e qualidade do ar de maneira interdisciplinar, levando em conta aspectos fisiológicos e psicológicos.
A sala de teste possui uma área de 9,72 m² e volume de 60 m³, dimensionada para acomodar até três estações de trabalho. Assim, visando possibilitar o estudo de diferentes disposições dos móveis e ocupantes, o mobiliário não é fixo em seu interior. Possui uma janela de 1 m², alinhada com as aberturas da antessala, proporcionando uma vista para o exterior. O ambiente conta com um sistema de iluminação que integra a iluminação natural à iluminação elétrica, possibilitando o controle dos níveis de iluminância e da temperatura de cor correlacionada conforme necessário.
Em relação ao sistema de condicionamento de ar, a câmara é equipada com um condicionador de ar do tipo cassete. Os dutos desse sistema são direcionados para as extremidades do ambiente, possibilitando um controle de vazão minucioso. Adicionalmente, a TR4CS é equipada com sistema de renovação e filtragem de ar para garantir condições adequadas durante a realização de experimentos. O ambiente também conta com um purificador de ar com tecnologia Streamer, com sensor de material particulado e odor e filtro eletrostático HEPA.
A TR4CS conta com um sistema de controle e aquisição de dados visando monitorar as condições internas ao longo da realização dos experimentos. As variáveis monitoradas incluem: temperatura, umidade relativa do ar e velocidade do ar (em quatro alturas: 10 cm, 60 cm, 110 cm, e 170 cm), temperatura de globo (em duas alturas: 110 e 170 cm), com o intuito de calcular indicadores de conforto térmico tanto para ocupantes sentados quanto para ocupantes em pé. Além disso, podem ser coletados continuamente dados de iluminância (na mesa e na altura dos olhos dos ocupantes), concentração de CO2, e assimetria radiante entre duas superfícies paralelas. Também estão à disposição para os experimentos um conjunto completo para monitoramento acústico (sonômetro, amplificador, fonte dodecaédrica e software para análise), um espectroradiômetro e uma câmera térmica de alta resolução.
A infraestrutura da TR4CS inclui sensores para avaliar sinais fisiológicos dos ocupantes, visando aumentar a confiabilidade dos experimentos realizados. Dentre eles, destacam-se os sensores de pequenas dimensões (do tipo iButton ®) utilizados na aferição da temperatura da pele dos ocupantes, e frequencímetros cardíacos de pulso e de peito.
Além do sistema de climatização principal, as possibilidades de experimentos na TR4CS englobam diferentes sistemas personalizados de controle ambiental. Dentre eles, destacam-se os equipamentos portáteis de resfriamento evaporativo, os ventiladores de mesa, aquecedores para os pés e cadeiras com sistema de aquecimento integrado nos encostos. O uso de sistemas personalizados permite a aplicação de setpoints menos conservadores, deixando o controle do ambiente que circunda o usuário condicionado às suas preferências. Como consequência, é possível garantir níveis adequados de conforto aos ocupantes sem comprometer os níveis de eficiência energética dos ambientes.
Para obter informações adicionais, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco pelo e-mail tr4cs.labeee@gmail.com.
Conheça um pouco mais sobre a TR4CS nas redes sociais: https://www.instagram.com/tr4cs.labeee/
Projetos:
(2023) - Caracterização inicial do funcionamento dos sistemas instalados na TR4CS (Concluído);
(2023) - Round Robin Test Rooms (Annex 79 “Occupant-Centric Building Design and Operation”) – Summer (Concluído);
(2023) - Round Robin Test Rooms (Annex 79 “Occupant-Centric Building Design and Operation”) – Winter (Concluído);
(2023-2024) - Criação de um framework para simulação multidomínio da qualidade ambiental em edificações (Em andamento).
Artigos publicados:
GAPSKI, N. H.; GARLET, L.; LOESER, B. C.; BAVARESCO, M.; MELO, A. P.; LAMBERTS, R. ANÁLISE DO TEMPO DE ESTABILIZAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO DE UMA C MARA CLIMÁTICA EM FLORIANÓPOLIS/SC POR MEIO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL. In: IBPSA LATAM, 2023, Florianópolis. Anais do VII Congresso Latino-Americano de Simulação de Edifícios. Florianópolis: Imaginar o Brasil Editora, 2023. v. 1.
LOESER, B. C.; GARLET, L.; GAPSKI, N. H.; BAVARESCO, M.; MELO, A. P.; LAMBERTS, R. INFLUÊNCIA DA CONFIGURAÇÃO DIRECIONAL E ANGULAR DO SISTEMA DE AR- CONDICIONADO NA TEMPERATURA E VELOCIDADE DO AR. In: IBPSA LATAM, 2023, Florianópolis. Anais do VII Congresso Latino-Americano de Simulação de Edifícios. Florianópolis: Imaginar o Brasil Editora, 2023. v. 1.
A construção da TR4CS foi possível graças aos parceiros:
Pesquisadores:
- Roberto Lamberts - Currículo Lattes
- Ana Paula Melo - Currículo Lattes
- Mateus Vinícius Bavaresco - Currículo Lattes
- Natasha Hansen Gapski Pereira - Currículo Lattes
- Liége Garlet - Currículo Lattes
- Brenda da Costa Loeser - Currículo Lattes