Implementação de Protótipo Artesanal

O lugar obtido na primeira etapa do concurso do Holcim Awards Latin America 2008 permitiu que o projeto ganha-se visibilidade e fosse mais facilmente concretizada a idéia inicial que era construir um protótipo para monitoramento.

Assim está sendo construído o primeiro protótipo com o apoio da COHAB-SC em uma comunidade de baixa renda de Florianópolis, chamada “Morro da Caixa”. A situação para a implantação do protótipo é muito favorável neste local, pois trata-se de casas de baixa renda inseridas em terrenos pequenos, mas com espaço para a torre. Igualmente foi escolhido este local para implantação da torre por tratar-se de uma comunidade que está fortemente organizada através das lideranças locais.

A situação de implantação das casas nesta comunidade também representa a realidade de muitas outras da região, onde o potencial de reprodução da torre seria bastante grande. A idéia é fazer monitoramento deste primeiro protótipo com uma família real. Melhoramentos tecnológicos decorrentes destes estudos deverão proporcionar o aperfeiçoamento desta proposta.

 

 

No setor residencial, o aquecimento de água através do chuveiro elétrico, representa em média 24% do consumo de energia elétrica do Brasil. Para esta finalidade o uso de aquecimento solar de água, resultaria em uma significativa economia de energia elétrica e de recursos naturais.

No Brasil cerca de 20% da população não tem acesso à água potável, sendo que, em torno de 50% do consumo residencial são destinados para fins não potáveis. Para estes usos a água da chuva de captação direta poderia ser uma alternativa viável para muitos locais e situações.

Neste contexto e através de uma parceria com a Cohab de Santa Catarina para incorporação de conceitos de sustentabilidade relativos a eficiência energética e aproveitamento de água de chuva nos projetos de habitações mínimas da Cohab SC, desenvolveu-se um produto apropriado, principalmente, para habitações de baixa renda que poderia ser utilizado tanto para novas como para habitações já existentes: uma torre sustentável, com múltiplos usos, composta por: reservatório elevado de água de abastecimento potável, coletor solar para aquecimento de água de banho e, um sistema de aproveitamento de água de chuva.