Programa de Cooperação Brasil - Alemanha (PROBRAL) [2023-2027]

Buscando ampliar a cooperação entre programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Alemanha para desenvolver e publicar pesquisas de maior impacto acadêmico, a CAPES e o DAAD lançaram o Edital PROBRAL. O edital selecionou propostas de projetos nas diversas áreas de conhecimento, a fim de fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa dos dois países. O PROBRAL também tem como objetivo fomentar a mobilidade de docentes e pesquisadores vinculados a Programas de Pós-graduação no Brasil, no nível de pós-doutorado, bem como de discentes de pós-graduação no nível de doutorado.

O LabEEE e o Living Lab smart office space do RPTU (Rheinland-Pfälzische Technische Universität Kaiserslautern Landau) estão participando do PROBRAL com o projeto “Energy Efficiency and Resiliency of Buildings”. Os coordenadores do projeto são a Prof. Ana Paula Melo, coordenadora da parte Brasileira, e a prof. Sabine Hoffmann, coordenadora da parte Alemã.

O projeto tem duração de 2 anos e prorrogável por mais 2 anos, e objetiva a mobilidade dos pesquisadores (dois pesquisadores de pós-doutores, e quatro pesquisadores doutorandos), para a Alemanha, e diversas missões de pesquisadores alemães para o Brasil.

O objetivo do projeto é: avaliar o nexo entre resiliência e eficiência energética em edifícios considerando o conforto humano sob o efeito das alterações climáticas.

Especificamente, o projeto objetiva:

  • Revisar a literatura referente aos estudos de conforto humano na condição transiente.
  • Investigar indicadores que mensurem o impacto da condição exterior (outdoor) no desempenho do ambiente construído (indoor).
  • Estabelecer um experimento de coleta de dados em ambientes não-controlados (laboratórios vivos e ambientes externos) para compreender a conforto humano na condição transiente.
  • Caracterização e análise de variáveis climáticas para análise de desempenho de edifícios considerando condições climáticas futuras.
  • Desenvolver um modelo confiável e robusto para representar o conforto humano na condição transiente dentro do ambiente construído.
  • Investigar indicadores-chave de desempenho (KPI) para representar a resiliência do edifício e a eficiência energética do edifício adequadamente.

Atualmente, o projeto está na fase de Revisão de Literatura e planejamento das próximas etapas. Inicialmente, estima-se as seguintes etapas:

 

Pesquisadores