Ficha Técnica

Autores:
Maria Andrea Triana, Arquiteta, Msc
Marcio Andrade, Engenheiro, Dr
Roberto Lamberts, Engenheiro, PhD
LabEEE-UFSC

Consultorias:
Fabrizio Colle – Aquecimento solar 
Samuel Luna – Aquecimento solar

Fornecedores protótipo artesanal:
Solares – Aquecimento solar
Bela Calha – Tubulações sistema de aproveitamento água de chuva

Parceria
Compania de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC)

No setor residencial, o aquecimento de água através do chuveiro elétrico, representa em média 24% do consumo de energia elétrica do Brasil. Para esta finalidade o uso de aquecimento solar de água, resultaria em uma significativa economia de energia elétrica e de recursos naturais.

No Brasil cerca de 20% da população não tem acesso à água potável, sendo que, em torno de 50% do consumo residencial são destinados para fins não potáveis. Para estes usos a água da chuva de captação direta poderia ser uma alternativa viável para muitos locais e situações.

Neste contexto e através de uma parceria com a Cohab de Santa Catarina para incorporação de conceitos de sustentabilidade relativos a eficiência energética e aproveitamento de água de chuva nos projetos de habitações mínimas da Cohab SC, desenvolveu-se um produto apropriado, principalmente, para habitações de baixa renda que poderia ser utilizado tanto para novas como para habitações já existentes: uma torre sustentável, com múltiplos usos, composta por: reservatório elevado de água de abastecimento potável, coletor solar para aquecimento de água de banho e, um sistema de aproveitamento de água de chuva.