Convênio de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação - ECTI, celebrando entre a ENBPar, no âmbito do Procel, e a UFSC, destinado a desenvolver os projetos “Desenvolvimento do DEO-Procel e Suporte Técnico à implementação da compulsoriedade da avaliação da conformidade de Edificações quanto à eficiência energética no Brasil” e “Proposição de sistema de capacitação e avaliação de profissionais certificados como auditores do PBE Edifica”. O Convênio é estruturante para desenvolver o CB3E - Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações, e garantir o avanço das políticas de eficiência energética nas edificações do país, dividindo-se em 4 trabalhos:
Trabalho I - Desenvolvimento do DEO-PROCEL com foco nas edificações não residenciais
Objetivo: Desenvolvimento da Certificação DEO-PROCEL com foco nas edificações não residenciais de pelo menos 7 tipologias.
Metas: As metas deste trabalho são:
1. Revisar o sistema de benchmarking operacional de outros países.
2. Desenvolver o benchmarking energético operacional, incluindo modelagem da estrutura de integração de qualidade do ambiente interno e satisfação dos usuários.
3. Sensibilizar pessoas por meio de workshops para disseminação da certificação DEO-Procel.
4. Aplicar exemplos de benchmarking energético operacional aplicado em cada uma das tipologias.
Descrição:
O Desempenho Energético Operacional (DEO) é um programa desenvolvido pelo PROCEL, em parceria com o Ministério de Minas e Energia com o objetivo de avaliar e classificar a eficiência energética de edificações durante o período de operação no Brasil. Criado em 2013, foi inicialmente desenvolvido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), com poucas tipologias. Ao longo dos anos, novas tipologias foram adicionadas, abrangendo edifícios corporativos, públicos e outros segmentos, totalizando 17 categorias de edificações analisadas.
Atualmente, o DEO é aplicado por meio de uma calculadora online que permite classificar as edificações como "eficiente", "ineficiente" ou "típica", com base nos dados fornecidos sobre consumo energético. A plataforma, no entanto, opera de forma simplificada, focada apenas no cálculo de benchmarks energéticos, sem a implementação de um sistema formal de certificação. Apesar das limitações, o DEO-PROCEL representa um avanço no entendimento do consumo real de energia em edificações brasileiras, permitindo uma análise mais precisa da eficiência operacional.
Neste Convêmio, está prevista a proposição de um sistema de certificação de desempenho operacional, ou seja, a comparação efetiva da conta de energia da edificação com "o quanto" ela deveria consumir de forma eficiente (benchmark). Além disso, estão previstas a criação de um banco de dados para edificações existentes, ferramentas para definição de metas de eficiência, ações corretivas e geração de relatórios detalhados. Essas melhorias visam transformar o DEO em um instrumento para a gestão energética estratégica, promovendo decisões mais sustentáveis e eficientes no setor de construção civil.
Produtos: Os produtos do Convênio referentes ao Trabalho I que foram aprovados pelo PROCEL são:
- CB3E-T1-RT01-01 - Revisão de Literatura dos principais modelos e sistemas de avaliação do Desempenho Energético Operacional existentes no mundo
- CB3E-T1-RT02-01 - Estudo da Representatividade Climática em Simulação Computacional de Edificações
- CB3E-T1-RT05-01 - Compatibilização de definição das tipologias de avaliação da INI-C e do DEO-Procel
- CB3E-T1-RT08-01 - Biblioteca de Componentes Construtivos Brasileiros usuais [em breve]
- Edificações de Referência do Setor Comercial Brasileiro
Trabalho II - Suporte técnico à implementação da compulsoriedade da Avaliação da conformidade de edificações quanto à Eficiência Energética
Trabalho III - Projeto Piloto de Think Tank para suporte à política Nacional de Eficiência Energética no segmento de Edificações
Trabalho IV - Proposição de Sistema de Capacitação e Avaliação de PRofissionais Certificados como Auditores do PBE Edifica e DEO
Equipe geral do Convênio:
- Roberto Lamberts - Coordenador
- Ana Paula Melo - Subcoordenadora
- Greici Ramos - Pesquisadora A
- Mateus Vinícius Bavaresco - Pesquisador A
- Matheus Soares Geraldi - Pesquisador A
- Renata De Vecchi - Pesquisadora A
- Rayner Maurício e Souza Machado - Pesquisador A
- Luiza Tavares de Castro - Pesquisadora B
- Natasha Hansen Gapski Pereira - Pesquisadora B
- Thalita Maciel - Pesquisadora B
- Luís Filipe Muta - Pesquisador B
- Brenda da Costa Loeser - Pesquisadora B
- Anthony Aliardi - Pesquisador C
- Ellen Casanova Nunes - Pesquisadora C
- Nathalia Coelho - Pesquisadora C
- Igor Sartori Schlichting - Pesquisador C
- Matheus Araujo Langer - Iniciação Científica
- Paula Rodrigues de Souza - Iniciação Científica
- Roberta Rodrigues Meneghetti - Iniciação Científica