Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações

O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica) nasceu a partir da cooperação mútua entre o Procel, o Inmetro e a academia brasileira, notadamente a Universidade Federal de Santa Catarina, que, por meio do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE/ UFSC), coordenou o desenvolvimento da parte técnica e metodológica. Este processo se deu a partir dos convênios firmados no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o PROCEL Edifica.

Dando continuidade ao desenvolvimento do processo de etiquetagem de edificações brasileiro, o LabEEE/ UFSC apresentou para a Eletrobras/Procel uma proposta de Plano de Trabalho que culminou na criação do Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações – CB3E. Esse Centro é fundamental e estratégico para auxiliar a equipe do Procel na implementação, monitoramento e atendimento relacionado à qualidade do Programa de Etiquetagem de Edificações, fornecendo o suporte técnico e científico adequado, trabalhando em sua melhoria contínua, e no controle da qualidade e aferição dos processos e dos organismos de inspeção acreditados pelo Inmetro e espalhados pelo Brasil.

Atualmente, está em vigência o convênio ECTI ECV 001/2024, que trata de uma cooperação técnico-financeira entre a ENBPar, o LabEEE/UFSC e a FEESC para objeto do 4º PAR Procel 2022/2023. Este convênio visa fornecer suporte técnico para a Política Nacional de Eficiência Energética no segmento de edificações por meio da integração de seus esforços, bem como apoiar o desenvolvimento do programa DEO-Procel, dar suporte técnico à implementação da compulsoriedade da avaliação da conformidade de edificações quanto à eficiência energética no Brasil e o desenvolvimento de um sistema de capacitação e avaliação de profissionais certificados. Para acessar a página do projeto, clique aqui.

O conteúdo referente à etiquetagem produzido no âmbito dos convênios entre o LabEEE e o Procel ser acessado por meio do link: http://www.pbeedifica.com.br

Pesquisadores: