Objetivo
O objetivo do PRUEN é a redução do consumo e gastos com energia elétrica no campus da UFSC.
A participação do LabEEE
A princípio, o LabEEE desenvolveu uma análise das contas de energia elétrica da UFSC, sugerindo ajustes na demanda contratada de alguns medidores e o agrupamento de pequenos medidores abastecido em baixa tensão para um único medidor atendido em alta tensão. A mudança de tarifa convencional para horo-sazonal verde também foi proposta para 3 medidores da UFSC. Todas essas sugestões envolvem uma economia anual estimada de R$ 45 mil por ano.
O LabEEE também estuda a padronização dos equipamentos de iluminação adquiridos pela Prefeitura Universitária. Atualmente, sistemas de iluminação diferentes, eficientes ou não, são utilizados nos diversos Centros da UFSC. A adoção de conjuntos-padrão de lâmpadas, luminárias e reatores para salas de aula, áreas administrativas e circulação possibilitará o aumento gradativo na eficiência energética do campus.
Duas salas de aula do Centro Tecnológico (CTC) já possuem sistemas de iluminação energeticamente eficientes, doados por fabricantes de equipamentos. A partir deste projeto piloto foi definido o sistema de iluminação padrão para salas de aula da UFSC.
As recomendações propostas pelo LabEEE
Dois kits de iluminação foram propostos pelo LabEEE ao Conselho Universitário e aprovados como resolução da UFSC para a especificação de compra de equipamentos de iluminação em licitações (Anexo A).
Recomendações para melhor aproveitamento da energia elétrica em projetos arquitetônicos (Anexo C) e de sistemas de iluminação (Anexo D) novos ou reformas também foram propostas pelo LabEEE e aprovados pelo conselho universitário. Essas recomendações podem ser adotadas em instalações comerciais (uso de escritórios) visando melhoria na eficiência energética.
O LabEEE propôs também recomendações para a compra de novos aparelhos de condicionamento de ar para o campus (Anexo B), seguindo os padrões de eficiência recomendados pelo PROCEL.
Recomendações propostas pelo LabEEE:
- Anexo A - Equipamentos de iluminação interna recomendados para aquisição pela UFSC
- Anexo B - Recomendações para compra de equipamentos condicionadores de ar na UFSC
- Anexo C - Recomendações para projeto de edificações da UFSC visando-se atender requisitos mínimos de eficiência energética
- Anexo D - Recomendações para projetos de sistemas de iluminação de ambientes internos da UFSC
Publicações científicas relacionadas ao assunto
Desde 1997, com a conclusão da dissertação de Enedir Ghisi, o LabEEE vem sugerindo e apresentando propostas de melhoria para o sistema de iluminação artificial da UFSC. Além dessa dissertação de mestrado, foram publicados artigos em congressos da área de conforto térmico e tecnologia do ambiente construído.
Artigos, dissertações e teses sobre eficiência energética em edificações podem ser obtidos em nossa área de publicações.