A aplicação do processo de benchmarking em edificações possibilita a realização de um diagnóstico energético simplificado, por meio de características físicas e de entorno, equipamentos, sistemas e consumo real de energia. Desta forma, a interpretação de todas estas informações viabiliza o estudo das medidas de eficiência energética mais adequadas para cada situação.
Os benchmarks de energia visam viabilizar a realização de avaliações de desempenho de edifícios nacionalmente, possibilitando a comparação com consumos típicos do mercado nacional, e assim, a identificação de seu potencial de melhorias, a priorização de escopo para reformas e a premiação de bons desempenhos.
O LabEEE desenvolve pesquisas relacionadas à obtenção de benchmarks de energia de edifícios, considerando os aspectos climáticos, locais e socias do contexto do edifício.
Entre 2018 e 2021, o LabEEE atuou como parceiro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e da Eletrobrás no projeto de Desempenho Energético Operacional (DEO), realizado no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL. Neste projeto, o LabEEE forneceu o suporte acadêmico e científico necessário para o desenvolvimento de benchmarks de consumo de energia para edificações para 15 tipologias.
Os principais resultados do projeto deram origem a uma plataforma de cálculo, que pode ser acessada pelo link:
Plataforma de benchmarking CBCS/DEO. Acesse clicando aqui.
Os relatórios de cada tipologia estão disponíveis no site do PROCEL info. Acesse clicando aqui.
Pesquisadores:
- Roberto Lamberts - Currículo Lattes
- Ana Paula Melo - Currículo Lattes
- Matheus Geraldi - Currículo Lattes
- Tiago de Castro Quevedo - Currículo Lattes
- Antônio Barzan Neto - Currículo Lattes
- Verônica Gnecco - Currículo Lattes
- Michel Klein Pinheiro da Silva - Currículo Lattes