Zoneamento bioclimático para o Paraguai

O LabEEE realizou o desenvolvimento do zoneamento bioclimático para o Paraguai como parte da Cooperación Técnica #: RG-T3347 Edificios Eficientes, Infraestructura Verde y Provisión de Servicios Ecosistémicos para Enfrentar el Cambio Climático en Ciudades: Una Visión Programática com financiamento do Banco Interamericano de Desarrollo – BID. A cooperação tinha como objetivo a elaboração de um manual de construção sustentável para habitação social no Paraguai, tendo-se a participação de diversas equipes de especialistas do país assim como externos. 

A participação do LabEEE se deu por meio da Contratación N° 3: Estudios de Zonificación Bioclimática, sendo desenvolvido o zoneamento bioclimático por desempenho para o país por meio da análise, caracterização, validação de dados existentes e discussões com as principais partes interessadas no setor da construção do país, com a finalidade de orientar propostas e estratégias arquitetônicas de habitação social em direção ao máximo conforto climático com mínimo gasto de energia.

Um zoneamento bioclimático por desempenho permite estabelecer zonas que, ao considerar-se o mesmo projeto habitacional em diferentes climas, obtém-se o agrupamento de locais semelhantes em termos de conforto térmico e consumo de energia para o condicionamento artificial de ambientes de maior permanência. Isso torna o método desenvolvido para zoneamento uma ferramenta poderosa para ser usado nas normas e regulamentos relacionados ao conforto e eficiência energética das edificações no país. Apesar de ser um zoneamento baseado no desempenho das edificações, sua robustez permite sua aplicação para qualquer outra finalidade, desde que o objetivo principal seja classificar o comportamento higrotérmico de cada local.

Para o zoneamento de desempenho, é importante definir o método de simulação térmoenergético a ser adotada. Devido à ausência de uma norma paraguaia que apresente um método de simulação aplicável, foi considerada para o desenvolvimento do zoneamento a metodologia da norma brasileira para desempenho térmico, NBR 15575 de 2021, considerando as adaptações necessárias ao contexto e realidade do país, assim como às características das edificações locais. 

Atividades:
As atividades do contrato nº 3: Estudos de Zoneamento Bioclimático teve como objetivos específicos:
a) Classificação ecológica do território com a caracterização climática de cada área baseada em em variáveis ​​quantificáveis ​​(altitude, propriedades físicas da atmosfera, precipitação e temperatura média).
b) Zoneamento definido através de um sistema de informação geográfica (GIS), que permite identificar áreas com características semelhantes.
c) Zoneamento definido por tipologia de habitação social.
d) Avaliação do desempenho térmico de tipologias com diversos materiais através de simulações computacionais.
e) Geração de climogramas de bem-estar higrotérmicos para atingir recomendações focadas em estratégias de desenho bioclimático, estratégias de condicionamento térmico, tecnologias de construção e materiais para os diferentes climas identificados.
f) Analise das condições e características geográficas e climáticas do país e as margens de tolerância e conforto de seus habitantes, para seleção de faixas de zoneamento climático de modo a utilizar a metodologia que melhor se adeque ao contexto nacional.
 

Produtos desenvolvidos:
No total foram entregues 04 produtos:
Produto 1 – Plano de Trabalho com as etapas propostas, cronograma de atividades, identificação dos atores-chave e melhorias para os conteúdos propostos, bem como proposta de metodologia explicando a definição do zoneamento e o tipo de dados usados;
Produto 2 – Relatório com detalhamento e análise da exploração estatística dos dados climáticos do Paraguai;
Produto 3 - Relatório com propostas de zonas bioclimáticas, explicando o seu desenvolvimento e definição, e avaliação de estratégias de eficiência energética na tipologia adotada;
Produto 4 - Relatório final que incorporou a análise e estudos estatísticos dos dados do Produto 2, os mapas desenvolvidos e cálculos relacionados à tipologia adotada no Produto 3, bem como recomendações finais para a definição das zonas bioclimáticas do Paraguai.

Manual:
Link para versão final do Manual: Construcción Sostenible para la Vivienda Social en Paraguay:

Pesquisadores LabEEE:
Roberto Lamberts - Currículo Lattes
Ana Paula Melo - Currículo Lattes
Rayner Maurício e Silva Machado - Currículo Lattes   
Maria Andrea Triana - Currículo Lattes
Artur Martins Kamimura -  Currículo Lattes

Colaboração Pesquisadores FIUNA:
Andrés Wehrle Martínez 
Monserrat Garcia Calabrese
Jorge Bernal Segovia