Análise de custo/benefício de parâmetros de eficiência energética em HIS

A GIZ em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está desenvolvendo um projeto de cooperação técnica intitulado “Eficiência Energética no Desenvolvimento Urbano Sustentável, Foco: Habitação Social” (EEDUS), que tem o objetivo de melhorar a eficiência energética (EE) em unidades   habitacionais (UH) de interesse social no Brasil, principalmente no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

O projeto prevê uma abordagem em múltiplos níveis e com múltiplos atores, combinando a assessoria e qualificação político-técnica da entidade responsável pelo PMCMV e instituições com relevância nacional, visando à qualificação de quadros e apoio à tomada de decisão; apoio e qualificação de organizações parceiras e a capacitação de técnicos e gestores em diferentes níveis de governo; e desenvolvimento de projetos-demonstrativos em cidades e estados a serem selecionados.

O projeto tem como objetivo o aumento da eficiência energética no PMCMV, com foco nas modalidades da Faixa 1 do Programa, destinadas ao atendimento de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Sendo assim, o projeto beneficiará direta e indiretamente, de diferentes maneiras, o conjunto de atores envolvidos na formulação, gestão e implementação do Programa, bem como os seus beneficiários finais.

O projeto atua em três componentes: 1) integração de critérios de eficiência energética nas diretrizes de fomento do PMCMV; 2) desenvolvimento de métodos, processos e instrumentos novos ou adaptados para o planejamento, a implementação e o monitoramento do programa; e 3) fortalecimento da base de conhecimentos e disponibilização de informações.

Os seguintes produtos foram desenvolvidos:

Produto 1. Plano de trabalho – preparação, estruturação e revisão literária

Produto 2. Definição de 3 “unidades-base” habitacionais e definição de linhas de base simuladas de desempenho térmico e energético

Produto 3. Aplicação de parâmetros relevantes a EE nas 3 “unidades-base” e Estudo Paramétrico de desempenho térmico e energético

Produto 4. Estudo de custo de implementação de melhorias

Produto 5. Análise de custo/benefício de parâmetros de EE em HIS

Produto 5. Análise de custo/benefício de parâmetros de EE em HIS - ANEXO

Cartilha de casos otimizados

PORTARIA Nº 532, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2022.pdf

Diálogos sobre Eficiência Energética:

i. Diálogo sobre Eficiência energética - online: Zona Bioclimática 07

ii. Diálogo sobre Eficiência energética - online: Zonas Bioclimáticas 05 e 06