Avaliação do potencial de inserção de simulações termo-energéticas em fases iniciais de projeto: proposta de método de ensino e estudo de caso

Larissa Pereira de Souza
Roberto Lamberts. Coorientador: Carlos Eduardo Verzola Vaz

Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a inserção de simulações termo energéticas nas alterações iniciais de projeto como método de ensino de variáveis de desempenho de edificações. Para tanto, apresentou-se uma breve análise sobre os programas de simulação existentes que estão integrados a ambientes de modelagem e levantou-se dados sobre o processo de projeto de arquitetos formados. A partir disso, propôs-se um método de ensino de simulações termo energéticas para estudantes e profissionais na área de arquitetura. A fim de avaliar a compreensão dos termos técnicos relacionados ao desempenho a partir de testes e análises com simulações termo energéticas e reportar dificuldades de aplicação de simulações energéticas em fases iniciais de projeto, realizou-se um experimento piloto do método de ensino na busca do seu aperfeiçoamento. A partir destes levantamentos, realizaram-se outros dois experimentos do método de ensino, já alterado, com estudantes de arquitetura e arquitetos. Para tanto, dividiu-se a pesquisa em duas etapas. Na Etapa 1 levantaram-se os programas de simulação aplicáveis ao processo de projeto, os parâmetros relacionados a este processo, bem como um experimento piloto de ensino de simulação a estudantes. Na Etapa 2 foram realizados dois experimentos com base nos levantamentos da Etapa 1, aplicados a estudantes e a arquitetos. Ao final da pesquisa foi possível correlacionar as respostas obtidas por questionário com experimentos de ensino de simulação durante alterações de projeto. Evidencia-se a falta de autonomia dos arquitetos para a tomada de decisões de projeto relacionadas ao desempenho térmico da edificação nas respostas obtidas pelos arquitetos entrevistados, enquanto que o experimento de ensino de simulação de estudante mostra a capacidade dos projetistas de obterem respostas de simulação e, a partir disso, conseguirem a partir de poucas alterações, produzir projetos de melhor desempenho. Reforça-se, com esta pesquisa, a necessidade de utilização de simulação termo energética durante o desenvolvimento de projeto, pelos projetistas, a fim de se obter edificações que respondam melhor ao clima inserido e, consequentemente, necessitem de menos energia para gerar conforto aos usuários. Evidencia-se, também, a necessidade de reforçar as análises térmicas durante o projeto desde a formação dos projetistas, para que esta se torne uma prática de projeto comum e embutida durante o processo criativo.

Assista a defesa da dissertação de mestrado clicando aqui.

Ano de defesa: