Edifícios Solares Fotovoltaicos: Potencial da Geração Distribuída de Energia Solar Interligada à Rede Elétrica Pública

Este projeto foi proposto e executado dando continuidade aos esforços de P&D empreendidos pelo Prof. Rüther e sua equipe na Universidade Federal de Santa Catarina, na área da energia solar fotovoltaica. De acordo com as metas propostas, o projeto é direcionado mais especificamente para a questão do potencial das aplicações da tecnologia solar fotovoltaica no entorno construído como fonte de geração de energia elétrica e determinação do potencial da geração distribuída de energia fotovoltaica. O projeto tem como ponto de partida a base de dados de performance de um sistema solar fotovoltaico de 2kWp instalado no LABSOLAR (Laboratório de Energia Solar), da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentado como contrapartida ao apoio recebido do CNPq. Esta instalação, integrada ao envoltório da edificação que abriga o LABSOLAR e interligada à rede elétrica pública formalmente autorizada pela concessionária local (CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina), acumula dados de performance elétrica (tensão e corrente CC e potência CA), temperatura (ambiente e dos painéis fotovoltaicos) e radiação solar (no plano horizontal e no plano dos painéis, a 27° de inclinação) continuamente a cada quatro minutos. A partir dos dados de performance desta instalação e de dados de radiação solar também medidos pelo LABSOLAR, o projeto objetiva compilar o Atlas Fotovoltaico do Brasil, com o qual se pode estimar a performance de instalações solares fotovoltaicas que utilizam a mesma tecnologia utilizada na planta de Florianópolis em qualquer local do Brasil. Outra meta do projeto é a publicação e distribuição por todo o Brasil do livro EDIFICIOS SOLARES FOTOVOLTAICOS, que inclui os mapas de performance do Atlas Fotovoltaico do Brasil anteriormente mencionado. São também objetivos do projeto a apresentação dos resultados obtidos em conferências nacionais e internacionais, bem como a publicação destes resultados nos anais destas conferências e em periódicos internacionais indexados.