O aumento da utilização do transporte aéreo nos últimos anos faz com que aeroportos através do mundo estejam em constante expansão e modernização para acomodar a crescente demanda. Em 2004, 3,9 bilhões de passageiros viajaram de avião, incluindo muitos dos tomadores de decisão. Tipicamente grandes, ensolarados e livres de sombreamento, os aeroportos aparecem como um grande potencial para a aplicação dos sistemas fotovoltaicos. Utilizando uma fonte renovável de energia, o sistema fotovoltaico converte diretamente a irradiação solar em eletricidade. Estática e silenciosa, esta tecnologia promissora de geração elétrica proporciona a possibilidade de aplicação junto ao ponto de consumo. A questão da mudança climática global decorrente da intensificação do efeito estufa, causada principalmente pela emissão de CO2 na atmosfera, é um tema atual. Emissões de gases pelas aeronaves correspondem a 3,5% das emissões globais de gases do efeito estufa com estimativa de dobrar este nível nos próximos 15anos. Aliando a utilização de uma fonte de energia renovável para compensar a poluição ambiental causada pelo transporte aéreo, este trabalho tem por objetivo determinar o potencial da utilização da energia solar nos aeroportos em substituição a outras fontes de energia poluidoras. A metodologia a ser aplicada no estudo, compreende as fases de obtenção das informações sobre o consumo energético do aeroporto de Florianópolis; obtenção da irradiação; o cálculo da potência necessária para atender o consumo de energia elétrica do complexo aeroportuário; o cálculo da geração fotovoltaica analisando a aplicação dos módulos fotovoltaicos na cobertura, fachada e pátio do aeroporto; a fase de interpretação dos resultados numéricos relacionados ao potencial de geração elétrica relacionando os benefícios para a rede de energia elétrica pública; a fase de determinação da quantidade de emissão de CO2 evitada por utilizar uma fonte de energia renovável e o respectivo valor monetário no mercado de.