Elaboração de uma biblioteca de componentes construtivos brasileiros para o uso no programa EnergyPlus

Autor:
Fernando da Silva Weber, Ana Paula Melo, Deivis Marinoski, Roberto Lamberts
Orientador:
Roberto Lamberts
Resumo:

Este relatório descreve uma metodologia para a caracterização de componentes construtivos adequados à realidade brasileira no programa EnergyPlus. O objetivo principal do trabalho é facilitar a compreensão das características dos componentes construtivos inseridas no programa EnergyPlus, evitando as chances de erros durante a modelagem da edificação.

Um maior detalhamento dos resultados, como as espessuras equivalentes dos elementos e suas respectivas propriedades térmicas está disponível no anexo A deste documento.

ATENÇÃO

A biblioteca dos componentes construtivos brasileiros foi desenvolvida pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações - LabEEE. O LabEEE não faz qualquer garantia, expressa ou implícita, ou assume qualquer responsabilidade legal ou responsabilidade pela exatidão dos componentes e suas propriedades térmicas aqui expostas. Referência a qualquer produto comercial específico por nome comercial, marca registrada, fabricante ou, de outra forma, não necessariamente constituem ou implicam seu endosso, recomendação ou favorecimento por parte do LabEEE. O acesso e o uso da biblioteca de componentes construtivos brasileiros impõem as seguintes obrigações: 1. O usuário concorda em creditar ao LabEEE em qualquer publicação que resulte da utilização da biblioteca de componentes construtivos; 2. No entanto, o nome do LabEEE não pode ser utilizado em nenhuma publicidade que implica endosso ou promoção de qualquer produto, serviços ou entidades comerciais. Referência para a Biblioteca de componentes construtivos brasileiros: Weber, F.S.; Melo, A.P.; Marinoski, D.; Lamberts, R. Elaboração de uma biblioteca de componentes construtivos brasileiros para o uso no programa EnergyPlus. Florianópolis: LabEEE, 2017. 52p.
 


Esta biblioteca foi desenvolvida com base na NBR 15220 de 2005. Em 2022 esta norma foi atualizada, especialmente pelo método de cálculo da transmitância térmica dos componentes construtivos, resultando na ISO NBR 15220:2022. Dessa forma, esta biblioteca que foi desenvolvida em 2017, não contempla esta atualização da norma vigente. O arquivo idf continua disponível neste link: CLIQUE AQUI, mas recomendamos atenção na sua utilização.

 

 

Ano de publicação: