Desenvolvimento de um modelo de benchmarking local para as escolas públicas de ensino infantil de Florianópolis

Verônica Martins Gnecco
Michele Fossati; Coorientadora: Maria Andrea Triana

Os modelos de benchmarking auxiliam no processo de decisão para engenheiros, arquitetos e investidores. O método e o modelo utilizados para construção dos benchmarks energéticos têm impacto direto nesses resultados. Quando a edificação analisada possui valores de consumo energético mais elevados que o valor típico do estoque de que faz parte, por exemplo, indica a necessidade de melhorias de desempenho e medidas de retrofit energético. O objetivo dessa dissertação de mestrado é construir um modelo local de benchmarking das escolas públicas de ensino infantil, para posterior comparação com o modelo que representa o estoque nacional de edificações. O primeiro foi desenvolvido a partir dos dados obtidos para o município de Florianópolis-SC; o segundo foi obtido de um projeto do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. O modelo local foi construído em quatro etapas: coleta de dados, incluindo auditorias energéticas nas edificações; construção do arquétipo; simulações energéticas e regressão linear múltipla, para formação da equação de benchmark. Os usos-finais das edificações auditadas também foram discutidos. For fim, os dois modelos de benchmarking foram comparados com a utilização de dados reais de 12 edificações de ensino infantil de Florianópolis, por meio de classificação energética do desempenho e de um teste ANOVA, considerando os resultados encontrados para o consumo energético típico das edificações, nas duas escalas. Os resultados mostraram que não existem diferenças significativas entre os dois modelos de benchmarking para o caso das escolas de ensino infantil de Florianópolis. Essa dissertação propõe uma discussão sobre a abrangência de modelos de benchmarking e se a avaliação de desempenho de edificações específicas pode ser realizada com modelos que consideram um grande estoque de análise.

Ano de defesa: