Projeto coordenado pelo PROCEL/ELETROBRÁS, com o objetivo principal de implantar reformas para melhoria na eficiência energética em 2 edificações públicas e comerciais em 6 cidades brasileiras: Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.
Os prédios foram selecionados seguindo critérios para determinação do potencial de conservação de energia e de pulgação dos resultados, respeitando os interesses dos proprietários dos prédios. Um dos objetivos do projeto é a pulgação do Estado da Arte em eficiência energética em edificações.
Como ferramenta de análise das alternativas de retrofit (reformas visando melhoria da eficiência energética do prédio), foi utilizado o software de simulação computacional VisualDOE.
As etapas do Projeto 6 Cidades envolvem:
- Análise prévia do consumo de energia elétrica dos prédios
- Visita técnica para o levantamento de dados e identificação dos principais usos finais de energia
- Modelagem e calibração dos edifícios selecionados no software de simulação
- Elaboração dos anteprojetos de retrofit
- Simulação das alternativas de retrofit
- Análise econômica de cada alternativa
- Implantação das reformas
- Acompanhamento pós-retrofit.
Em Florianópolis, foram estudados os edifícios Sede da TELESC (Telecomunicações de Santa Catarina) e Sede da FIESC (Federações das Indústrias do Estado de Santa Catarina).
Edifício Sede da TELESC
O Edifício Sede da TELESC foi inaugurado em 1976 e possui uma área construída de 10.300 m², apresentando um consumo anual de 313 kWh/m². A potência instalada em iluminação é de 23,0 W/m². O sistema de condicionamento de ar possui uma central de água gelada com 240 TR de capacidade. As propostas de reforma nos sistemas de iluminação, condicionamento de ar e implantação de um sistema de automação, totalizariam uma redução de 39,1% do consumo total de energia elétrica do prédio. Para o Edifício Sede da TELESC foi apresentado um relatório listando o potencial de redução no consumo de energia e as medidas possíveis para tal. A elaboração dos projetos de reforma aguarda a decisão dos proprietários do prédio.
Maiores informações disponíveis para download em: entac98_grasso.pdf
Edifício Sede da FIESC
O Edifício Sede da FIESC foi inaugurado em 1983 e possui uma área construída de 10.900 m², apresentando um consumo anual de 103 kWh/m². A potência instalada em iluminação é de 16,4 W/m². O sistema de condicionamento de ar possui uma central de água gelada com 400 TR de capacidade. As propostas de reforma nos sistemas de iluminação, condicionamento de ar, incluindo a reformulação das instalações elétricas e implantação de um sistema de automação, totalizariam uma redução de 40,3% do consumo total de energia elétrica do prédio. O projeto de reforma foi concluído e sua implantação depende apenas da disponibilidade de recursos de seus proprietários.
Maiores informações disponíveis para download em: entac98_westphal.pdf e encac99_westphal.pdf
Equipe do LabEEE envolvida no Projeto 6 Cidades
- Prof. Roberto Lamberts
- Eng. Solange Goulart
- Eng. Aldomar Pedrini
- Eng. Fernando Simon Westphal
- Eng. Pilar Alejandra Grasso Rodas
- Eng. Enedir Ghisi
- Eng. Vilmar Grüdtner Silveira