Projeto Cidades Eficientes

Respondendo à demanda crescente do setor público para aumentar sua eficiência de recursos, foi proposto o Projeto Cidades Eficientes que conta com a execução do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – e o financiamento do Instituto Clima e Sociedade, ICS.

A PRIMEIRA FASE do Projeto Cidades Eficientes aconteceu em 2018 com o objetivo de trabalhar com governos municipais na promoção e apoio de ações estruturantes, visando a reducao de emissoes de gases de efeito estufa nos edifícios a longo prazo, através de eficiência energética, uso racional de água, geração distribuída e mobilidade urbana.

Na SEGUNDA FASE, o objetivo principal é a estruturação de elementos de governança e políticas públicas nas cidades, capazes de viabilizar e dar caráter permanente as medidas para eficiência energética de edificações e sistemas, ampliação e diversidade na oferta de energia, redução nas emissões de gases de efeito estufa e a resiliência frente às mudanças climáticas. O foco dessa fase foi na cidade de Florianópolis, três princpais

• Desenvolvimento de ferramenta para registro e monitoramento de custos e consumo de energia elétrica nos prédios públicos em sinergia com a ferramenta DEO – Desempenho Energético Operacional em Edificações do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e do MMA – Ministério do Meio Ambiente.
  • Capacitação de projetistas em medidas de eficiência energética para edificações como premissa para a realização de novos projetos e renovações das edificações públicas municipais.
  • Estruturação de princípios norteadores para políticas públicas, instruções normativas, programas e regulamentações, envolvendo a indústria da construção, a cidade e a sociedade, aplicáveis tanto na escala das edificações públicas municipais quanto na escala das cidades, criando um ambiente propício ao estabelecimento de novos modelos de negócio.

Na TERCEIRA FASE, a equipe do projeto em conjunto com a EGEM (Escola de Gestão Pública Municipal), está realizando uma série  de workshops sobre eficiência energética para gestores e servidores públicos dos municípios de Santa Catarina durante o segundo semestre de 2021. Osobjetivo do workshop é expandir o projeto Cidades Eficientes, desenvolvido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e financiado pelo Instituto Clima e Sociedade (FASE II), a outros municípios, impactando-os em termos de:

• organização das contas públicas e eficiência no uso dos recursos públicos;
  • capacitação do poder público na identificação de oportunidades de eficiência energética e de redução das emissões de gases de efeito estufa associadas;
  • capacitação técnica dos agentes públicos;
  • embasamento para formulação de políticas públicas relacionadas ao tema de eficiência energética a nível municipal fundamentadas em ganhos efetivos;
  • concretização e perenidade na aplicação das estratégias de gestão de consumo de energia e água e na adoção de medidas de eficiência energética nos edifícios públicos municipais.

Para conhecer mais sobre o projeto, as soluções e os resultados atingidos, acesse:

Site do Projeto Cidades Eficientes: http://cidadeseficientes.cbcs.org.br/

Pesquisadores: