Notícias em destaque




Notícias em destaque


Seleção de bolsista de graduação em Ciência da Computação ou Sistemas da Informação

Seleção para bolsista de graduação auxiliar no desenvolvimento das atividades do convênio de cooperação entre a UFSC, FEESC e a Eletrobras, destinado a apoiar tecnicamente a implementação do novo método de avaliação da eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL. 

VAGA: Bolsa de iniciação científica - CB3E, Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações.

Procel e CBCS apresentam resultados de convênio voltado para o setor de edificações

A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) realizaram, no último dia 31, o evento virtual de encerramento e apresentação de resultados do convênio firmado em 2018 voltado para a área de 'edificações'. Contemplada no 1º Plano de Aplicação de Recursos do Procel (PAR Procel/2017), a cooperação teve como produtos a criação dos Benchmarks de Consumo de Energia para Edificações em Uso e a nova plataforma de Desempenho Operacional de Edificações (DEO).

Simulação da dispersão de aerossóis e partículas virais em estruturas ao ar livre

Pesquisadores do USA Today mostraram em uma simulação interativa visual como a permanência em locais com estruturas ao ar livre nem sempre significam que estaremos seguros em comparação com os recintos internos fechados para um jantar, por exemplo. 

Os autores defendem que em algumas situações, especialmente durante o outono ou inverno, as chances de infecção nestes espaços aumenta significativamente.

Página da ASHRAE dedicada à disseminação de informações sobre a COVID-19 e os espaços construídos

Uma página criada pela ASHRAE e dedicada à discussão e disseminação de informações sobre a COVID-19 e às implicações no ambiente construído tem publicado regularmente guias, recomendações e estratégias básicas para reduzir a exposição aos aerossóis infecciosos transportados pelo ar. O conteúdo é de grande valia para o meio científico e para a atuação de profissionais da área, valendo o clique e o compartilhamento!!

Acesse todo o conteúdo aqui. 

Consulta pública da proposta de aperfeiçoamento dos Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Eficiência Energética de Edificações

Foi publicada hoje, 12 de março de 2021, a proposta de texto da Portaria Definitiva referente aos Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Eficiência Energética de Edificações, que se aplicam às edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais – novas ou existentes. A proposta ficará aberta para consulta pública pelo prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, para que sejam apresentadas sugestões e críticas relativas ao texto proposto. 

Aprovada a nova Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C)

O Ministério da Economia/Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro aprovou, no dia 09 de março de 2021, a nova Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C) que aperfeiçoa os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), especificando os critérios e os métodos para a classificação de edificações comerciais, de serviços e públicas quanto à sua eficiência energética.