Eficiência Energética em Edificações

O processo de globalização e a instauração de uma economia altamente competitiva vêm exigindo das empresas maior eficiência em suas atividades. O uso eficiente da energia elétrica não significa apenas uma redução nas despesas, mas também redução nos impactos ambientais. Além disso, a eficiência energética muitas vezes está ligada a melhoria na qualidade do ambiente de trabalho e do processo produtivo.

A crise do petróleo ocorrida na década de 70 serviu como alerta para que muitos países pesquisassem novas fontes de energia. Como as fontes disponíveis apresentavam custos mais altos e exigiam longos períodos para implantação, o uso racional de energia passou a ser encarado como a opção mais vantajosa, na medida em que a redução do consumo evitaria a instalação de novos parques geradores.

A partir desta data, o avanço tecnológico tem proporcionado equipamentos cada vez mais eficientes e o conceito de eficiência energética passou a vigorar no cotidiano das empresas.

Visando reduzir o consumo de energia elétrica em edificações, sem privar seus ocupantes do conforto térmico, lumínico e acústico, o LabEEE desenvolve estudos de retrofit e pesquisas para a aplicação de tecnologias energeticamente eficientes.

X