Simulação Termo-Energética de Edificações

O conceito de sustentabilidade e a busca por edifícios eficientes vêm modificando práticas e colocando em foco a área da construção civil. Os edifícios sustentáveis, os quais são supostamente construídos com o mínimo de impacto ambiental possível, vêm ganhando grande conceito no mercado e contribuindo com a construção de edificações mais eficientes energeticamente.

Nos últimos anos, nota-se que diferentes programas de simulação computacional de desempenho termo energético de edificações tem sido desenvolvido, aumentando a possibilidade de analisar a interação de diferentes sistemas presentes no projeto. São chamados de programas de simulação computacional de desempenho termo energético aqueles que integram diferentes modelos físicos para processar a interação de diversos sistemas da edificação.

A simulação computacional possibilita a identificação do efeito de cada fator isoladamente, o que nem sempre é possível em um caso real. A utilização de ferramentas computacionais pode ocorrer tanto na fase de projeto como durante a construção da edificação, fornecendo a vantagem e a possibilidade de testar soluções mais eficientes sem a necessidade de intervir na edificação. Além disso, a facilidade de manipulação das variáveis envolvidas na edificação, o baixo custo e a redução do tempo de simulação contribuem ainda mais para uma maior utilização destes programas computacionais.

Maiores informações sobre simulação do desempenho de edificações podem ser obtidas no site da links também apresenta diversos sites relacionados ao tema.

Pesquisadores: