UFSC na mídia: laboratório da Universidade reaproveita módulos fotovoltaicos descartadas

Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (FV/UFSC) ganhou destaque no programa Cidade e Soluções exibido na GloboNews no último domingo, 9 de julho, com o tema energia limpa – a energia solar. O foco da reportagem era mostrar o que acontece com resíduos de placa solares sem utilidade e, além disso, o que fazer com os componentes, como as baterias.

A reportagem mostrou como o laboratório realiza o reaproveitamento de placas fotovoltaicas descartadas após o tempo de vida útil.  As placas solares tem prazo de validade de 25 a 30 anos, porém grandes usinas descartam antecipadamente. Em entrevista, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) Marinna Pivatto, pesquisadora em economia solar circular, explica que os módulos são trocados a cada 15 anos. “As grandes usinas precisam, com o avanço da tecnologia, trocar os módulos antigos por novos para garantir a eficiência da usina. É por causa disso que os módulos com descarte antecipado chegam aqui no laboratório”, diz Marinna.

As placas descartadas são levadas para o laboratório e passam por vistorias técnicas. Os pesquisadores consultam as características estruturais e elétricas desses módulos. “A gente olha os principais elementos construtivos, ou seja, o vidro, a estrutura metálica e os componentes elétricos e eletrônicos, que são os cabos e os conectores”, diz Sabrina Ebert, pesquisadora do FV/UFSC.

Após uma semana, os resultados mostram quais podem ser reutilizados, ganhando uma segunda vida, e quais devem ser destinados para reciclagem. Conforme o Ricardo Rüther, coordenador do FV/UFSC, a expectativa é que essas placas de segunda vida sejam destinadas para locais mais precários, sem acesso a energia.

Reportagem original (notícias da UFSC): https://noticias.ufsc.br/2023/07/ufsc-na-midia-laboratorio-da-universid…;

Assista a reportagem na íntegra clicando aqui.

Postado em 17/07/2023.