O EPlusPlus é um software desenvolvido inicialmente para o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações
localizado na Universidade Federal de Santa Catarina. A ferramenta em si é bem simples e foi desenvolvida com o
intuito de automatizar algumas tarefas que a tempos vinham sendo executadas de forma manual. É importante
alientar que arquivos de exemplo são baixados junto com a instalação do programa para que o usuário
possa se familiarizar. Os arquivos podem ser facilmente encontrados na pasta examples no diretório do programa.
Basicamente a ferramenta, em sua primeira versão, tem duas principais funções. Criar novos arquivos IDF’s usando um arquivo IDF como base e um
arquivo de CSV responsável por fornecer os valores a serem inseridos. Já a outra funcionalidade consiste basicamente rodar as simulações com os IDF’s gerados e um arquivo de configuração EPW. A simulação é feita usando o EnergyPlus como base, daı́ o nome EPlusPlus. Após a execução da simulação os dados gerados serão salvos em banco de dados do tipo SQLite3.
O instalador disponibilizado nessa página é voltado para máquinas Windows. Caso queira rodar o programa em um ambiente Linux, por favor acesse o link do repositório.
Desenvolvimento:
Coordenação: Leonardo Mazzaferro
Interface: Gustavo Olegário
Programação: Gustavo Olegário
Manual de utilização: Documentação EPlusPlus
Serviço de suporte: NÃO DISPONÍVEL