Uso de pigmentos de óxidos de metais mistos na pavimentação para a mitigação da ilha de calor urbana

Autor:
Joe Arnaldo Villena Del Carpio
Orientador:
Glicério Trichês; Coorientador: Deivis Luis Marinoski
Resumo:

A concentração de pessoas em grandes metrópoles e o consequente revestimento do terreno natural por materiais artificiais temlevado ao aparecimento de um fenômeno denominado de Ilha de Calor Urbana,caracterizado pelo incremento das temperaturas urbanasem comparação com as áreas rurais. Uma das melhores opções para combater este fenômeno consiste em incrementar a refletância solar dos materiais utilizadosnos revestimentos urbanos. No entanto na área da pavimentação esta tecnologia ainda é incipiente. Opresente trabalho tem como objetivo a avaliação do uso de pigmentos de óxidos metálicos mistos (com alta refletância infravermelha) em misturas asfálticas quanto à sua capacidade de mitigar a Ilha de Calor Urbana. Adicionalmente às misturas asfálticas foram estudados outros materiais (concreto Portland e pedra petit pavê) utilizados cotidianamente na pavimentação de ruas, calçadas, estacionamentos e pátios. Ensaios em laboratório e campoforam realizados para identificar os materiais com melhor desempenho quanto à refletância solar e menor absorção de radiação solar. Os ensaios de refletância solar mostraram que as misturas asfálticas coloridas se destacaram frente às misturas asfálticas sem adições. Os ensaios de temperatura emcampomostraram que as misturas asfálticas coloridas atingemtemperaturas até 3,7 °C menores do que as misturas sem pigmentos. A influência da adição de pigmentos nas características mecânicas das misturas asfálticas foi avaliada mediante ensaios de resistência à tração, módulo resiliente, Cântabro e deformação permanente. Osresultadosmostraramque a adição de pigmentos permite incrementar a vida útil das misturas. Para avaliar a influência do uso de revestimentos mais refletivos em um ambiente real, foi realizada a simulação de um micro clima urbano com o software Envi-met. Os resultados mostraram que a temperatura superficial dos revestimentos diminui em até 1,5 °C quando se utilizamsuperfícies mais refletivas ao invés da mistura asfáltica convencional ou das superfícies envelhecidas encontradas no local. As simulações mostraram, que a diminuição de temperatura promovida pelo uso de revestimentos mais refletivos afeta a sensação térmica do espaço externo e pode afetar, também,a sensação do espaço interno das edificações próximas ao local simulado.

Data de defesa: