Elaboração de uma biblioteca de componentes construtivos brasileiros para o uso no programa EnergyPlus

Autor: 
Fernando da Silva Weber, Ana Paula Melo, Deivis Marinoski, Roberto Lamberts
Orientador: 
Roberto Lamberts
Resumo: 

Este relatório descreve uma metodologia para a caracterização de componentes construtivos adequados à realidade brasileira no programa EnergyPlus. O objetivo principal do trabalho é facilitar a compreensão das características dos componentes construtivos inseridas no programa EnergyPlus, evitando as chances de erros durante a modelagem da edificação.

Um maior detalhamento dos resultados, como as espessuras equivalentes dos elementos e suas respectivas propriedades térmicas está disponível no anexo A deste documento. O arquivo .idf contendo a biblioteca de alguns componentes construtivos brasileiros desenvolvidos nesta pesquisa encontra-se disponível em CLIQUE AQUI

ATENÇÃO

A biblioteca dos componentes construtivos brasileiros foi desenvolvida pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações - LabEEE. O LabEEE não faz qualquer garantia, expressa ou implícita, ou assume qualquer responsabilidade legal ou responsabilidade pela exatidão dos componentes e suas propriedades térmicas aqui expostas. Referência a qualquer produto comercial específico por nome comercial, marca registrada, fabricante ou, de outra forma, não necessariamente constituem ou implicam seu endosso, recomendação ou favorecimento por parte do LabEEE. O acesso e o uso da biblioteca de componentes construtivos brasileiros impõem as seguintes obrigações: 1. O usuário concorda em creditar ao LabEEE em qualquer publicação que resulte da utilização da biblioteca de componentes construtivos; 2. No entanto, o nome do LabEEE não pode ser utilizado em nenhuma publicidade que implica endosso ou promoção de qualquer produto, serviços ou entidades comerciais. Referência para a Biblioteca de componentes construtivos brasileiros: Weber, F.S.; Melo, A.P.; Marinoski, D.; Lamberts, R. Elaboração de uma biblioteca de componentes construtivos brasileiros para o uso no programa EnergyPlus. Florianópolis: LabEEE, 2017. 52p.

 

 

X