AvalCon-RIO

AvalCon-RIO screenshotO AvalCon-RIO é uma ferramenta de auxílio ao arquiteto ou engenheiro, para atuar junto ao seu cliente, na determinação de alguns parâmetros de projeto que podem afetar o consumo de energia elétrica de um edifício de escritórios, climatizado através de equipamentos de expansão direta (aparelhos de janela). Os parâmetros de projeto abrangidos pelo programa são:

a) Dimensões do edifício: comprimento, largura, pé-direito de cada pavimento e número de pavimentos.

b) Carga interna: densidade de iluminação, ocupação e equipamentos.

c) Tipo de vidro (fator solar).

d) Percentual de área envidraçada nas fachadas (WWR - Window-to-Wall Ratio).

e) Fator de projeção de brises horizontais.

f) Transmitância térmica e cor externa da cobertura.

g) Horas de ocupação por dia.

Esta versão do AvalCon, denominada "RIO", é direcionada apenas a análise de edificações localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, o LabEEE estará publicando uma versão do programa aplicável a outras cidades do país.

A estimativa de consumo anual de energia elétrica elaborada pelo AvalCon (versão 1.0) é resultado de uma dissertação de mestrado desenvolvida por Régis Signor, no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1999. A publicação completa está disponível para download aqui na página do LabEEE.

Antes de iniciar a utilização do software, recomenda-se que o usuário leia com atenção as condições de contorno sob às quais foram determinadas as equações para a estimativa do consumo de energia elétrica. Como toda ferramenta computacional, o AvalCon possui algumas limitações, devendo ser utilizado apenas para estimativa primordial do consumo de eletricidade. Mesmo com esses limites, o software pode ser utilizado como uma ferramenta de análise da influência de algumas variáveis construtivas no consumo anual de energia elétrica de edificações não residenciais, situadas na cidade do Rio de Janeiro. Para um estudo mais criterioso do comportamento térmico e energético de edificações, recomenda-se o uso de ferramentas computacionais de simulação horária.

O programa foi desenvolvido com recursos da Light, empresa de distribuição de energia do Estado do Rio de Janeiro.

Desenvolvimento:

Coordenação: Professor Roberto Lamberts
Equações: Régis Signor
Interface: Fernando Simon Westphal
Programação: Alexandre César Reis Trés

MANUAL DE UTILIZAÇÃO: NÃO DISPONÍVEL
SERVIÇO DE SUPORTE: NÃO DISPONÍVEL
 
X