Webinars LabEEE

Aqui você encontra a lista dos webinars que foram transmitidos online, ao vivo ou pré-gravados, com temas nas áreas de interesse e pesquisa do LabEEE. Sinta-se a vontade para assistir quantas vezes for preciso, e compartilhar com outras pessoas que também possam se interessar. 

Encontre também o LabEEE nas redes sociais:  

 

Webinar sobre a NBR 15575 e o novo procedimento de simulação para análise do desempenho térmico de residências

  • Webinar promovido pela IBPSA Brasil em parceria com o ASHRAE Florianópolis Student Branch. O tema abordado foi o novo procedimento de simulação computacional para análise de desempenho térmico de edificações residenciais, tendo como palestrantes os doutorandos do LabEEE: Amanda Fraga Krelling, Letícia Gabriela Eli e Marcelo Salles Olinger. A apresentação foi transmitida no dia 04 de março de 2021, às 19h. 

    Assista a apresentação na íntegra clicando aqui.

     

Webinar sobre as Normas Nacionais e Internacionais de Eficiência Energética

  • Webinar promovido promovido pelo Sinduscon-SP no âmbito de um convênio celebrado com a Eletrobras/PROCEL. A apresentação teve como objetivo difundir e disseminar a necessidade da elaboração de normas de eficiência energética das edificações no Brasil, e contou com a participação do professor Roberto Lamberts; a transmissão ao vivo ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2021. 

    Assista a apresentação na íntegra clicando aqui.

     

Webinar com Sérgio Pinheiro, PhD pela University College Dublin

Neste seminário, o engenheiro de automação e controle Sérgio Pinheiro apresenta sua pesquisa de doutorado, e fala um também sobre o grupo de pesquisas do Prof. James O'Donnell, integrante da UCD Energy Institute. O webinar foi transmitido em duas partes, no dia 25 de fevereiro de 2021. Acessando os links abaixo, você pode assistir as apresentações na íntegra:  

  • Parte 1: requisitos de qualidade ambiental e o desempenho energético para edificações durante a operação.

    Assista o vídeo clicando aqui.

    Resumo: apresentação da pesquisa de doutorado, que teve como objetivo definir um subconjunto de requisitos que auxiliam o mantenedor a tomar decisões fundamentadas para o melhoramento das condições ambientais e energéticas da uma edificação na fase de operação. A estrutura proposta para a pesquisa, usa Building Information Modelling (BIM) como um repositório de dados onde os requisitos são sistematicamente estruturados e guardados. Essa proposta permite que os mantenedores acessem informações em um ambiente digitalizado evitando assim perda de informações. Para extração das informações do modelo BIM foi definido um Model View Definition (MVD) específico utilizando o formato Industry Foundation Classes (IFC). O processo utiliza a metodologia Information Delivery Manual (IDM) para descrever os stakeholders envolvidos nas trocas de informações. A originalidade da pesquisa está na combinação de metodologias como Plan-Do-Check-Act (PDCA), IDM e MVD para providenciar aos mantenedores um método de análise eficiente e eficaz capaz de identificar áreas para melhoramento.

    Baixe o arquivo da apresentação.

  • Parte 2: visão geral do grupo de pesquisa do Prof. James O'Donnell na University College Dublin.

    Assista o vídeo clicando aqui.

    Resumo: o UCD Energy Institute é um grupo de pesquisa liderado por vários pesquisadores que funciona como um centro para educação e pesquisa na área de energia e descarbonização. Dr James O'Donnell é um dos colaboradores e seu trabalho atual com o Energy Institute concentra-se no desenvolvimento e implantação de modelos de dados interoperáveis para apoiar a operação de construção sustentada por Building Information Modelling (BIM) e ferramentas de simulação de energia de todo o edifício.

    Baixe o arquivo da apresentação.

 

Webinar sobre Key Performance Indicators (KPI) no Brasil

  • Neste seminário, o professor Roberto Lamberts aborda os Key Performance Indicators (KPI) definidos na proposta de texto normativo para os capítulos de desempenho térmico da ABNT NBR 15575:2020, norma brasileira de desempenho de edificações residenciais. Esta apresentação fez parte de uma série de palestras promovidas entre os participantes do Anexo 80, onde pesquisadores de diversas partes do mundo podem compartilhar suas experiências a respeito do estudo da resiliência de edificações. 

    O Annex 80 - Resilient Cooling of Buildings, é um grupo de estudos internacional promovido pela IEA EBC (International Energy Agency: Energy in Buildings and Communities Programme). O Brasil oficializou a participação no Anexo 80 e outros anexos da IEA no ano de 2020, e este webinar foi transmitido em novembro de 2020. 

    Assista a apresentação na íntegra clicando aqui.

Webinar sobre a revisão da NBR 16401:2 - Parâmetros de conforto térmico

  • Webinar promovido pelo Student Branch da ASHRAE em Florianópolis. A apresentação foi transmitida no dia 17 de setembro de 2020, e ministrada pela doutora Renata De Vecchi, pesquisadora do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE/UFSC). 

    Assista a apresentação na íntegra clicando aqui.

Webinar sobre a ASHRAE Global Thermal Comfort Database II

  • Neste seminário, a doutoranda Maíra André do LabEEE apresenta a ferramenta do CBE da Universidade de Berkeley criada para facilitar a visualização gráfica dos dados da base de conforto térmico global da ASHRAE. Esta base contém dados de percepção térmica e condições de ambientes de 23 países, incluindo o Brasil. 

    Assista a apresentação na íntegra clicando aqui.