Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica)

O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica) nasceu a partir da cooperação mútua entre a Eletrobras/Procel, o Inmetro e a academia brasileira, notadamente a Universidade Federal de Santa Catarina, que, por meio do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE/ UFSC), coordenou o desenvolvimento da parte técnica e metodológica. Este processo se deu a partir dos convênios firmados com a Eletrobras no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL Edifica.

Dando continuidade ao desenvolvimento do processo de etiquetagem de edificações brasileiro, o LabEEE/ UFSC apresentou para a Eletrobras/Procel uma proposta de Plano de Trabalho que culminou na criação do Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações – CB3E. Esse Centro é fundamental e estratégico para auxiliar a Eletrobras/Procel na implementação, monitoramento e atendimento com qualidade ao Programa de Etiquetagem de Edificações, fornecendo o suporte técnico e científico adequado à etiquetagem, trabalhando em sua melhoria contínua, e no controle da qualidade e aferição dos processos e dos organismos de inspeção acreditados pelo Inmetro e espalhados pelo Brasil.

Com a aprovação do plano de trabalho a partir do Convênio ECV DTP 001_2012, iniciou-se o núcleo embrionário do CB3E, juntamente com a página eletrônica que abarca o conteúdo deste Centro de Referência.

Todo o conteúdo referente à etiquetagem pode ser acessado por meio do link: <http://www.pbeedifica.com.br/>

Pesquisadores: