Consultoria

Apresentação

 O Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) foi criado no ano de 1996 e está vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Construção do Departamento de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua visando reduzir o consumo de energia em edificações novas e existentes por meio da implantação de novas tecnologias no sistema de iluminação, equipamentos, sistema de condicionamento de ar e sistemas construtivos, sem, no entanto, reduzir os níveis de conforto de seus ocupantes.
 O LabEEE também atua na área de geração de eletricidade através de painéis fotovoltaicos integrados às edificações e à rede elétrica pública, energias renováveis e uso racional de água.

Serviços:

  • Cálculo de propriedades térmicas de elementos e componentes construtivos de edificações (blocos estruturais, paredes, lajes maciças ou pré-fabricadas, entre outros). Os cálculos seguem as recomendações da ABNT NBR 15220.
  • Avaliação de desempenho térmico e lumínico de edificações, por meio de simulação computacional.
  • Avaliação das condições de conforto térmico de ambientes internos ventilados naturalmente e/ou condicionados artificialmente por meio de medições seguindo as recomendações da ASHRAE Standard 55 e da ABNT NBR 16401/2.
  • Avaliação do conforto ambiental da edificação: análise de insolação; análise de sombreamento; análise de iluminação natural; integração entre iluminação artificial e natural; e análise de ventilação natural.
  • Medição de propriedades térmicas e ópticas: avaliação de materiais vítreos, policarbonatos, elementos de cobertura, argamassas, revestimentos cerâmicos, blocos de vedação, entre outros. Normas atendidas: ASTM E1918, ASTM C1549, ASTM C1371, ASTM C518, ASTM E1585, ASTM E903, ISO 9050.(Contato/email:)

 

Loading...