Uso Racional de Água no Campus da UFSC

Orientador:
Enedir Ghisi
Resumo:

A água é um elemento essencial à vida. E como tal, é fundamental que a mesma seja utilizada de forma consciente e racional. Atualmente, cerca de milhares de pessoas já sofrem com problemas relacionados com a falta de água. O Brasil, apesar do grande potencial hídrico, já sente os reflexos desta crise global. Diante desta situação, é essencial que sejam desenvolvidas técnicas e propostas objetivando o uso racional de água. E sendo assim, a Universidade Federal de Santa Catarina é um local favorável para a realização deste estudo. Conhecendo as possíveis técnicas visando a economia de água potável, a preservação dos recursos hídricos e a estrutura e as atividades desenvolvidas no campus, o estudo do uso racional de água na UFSC foi desenvolvido e dividido em quatro itens. O primeiro, trata-se do emprego da técnica de aproveitamento de água de chuva. Após uma análise geral das edificações universitárias, foram desenvolvidas estratégias de projeto para implantação destes sistemas. Nestes esquemas de projeto, foram elaboradas algumas alternativas quanto à instalação dos reservatórios que compõem o sistema. Além disso, foram desenvolvidas alternativas de dispositivos para descarte das primeiras águas de chuva coletadas para garantia de parâmetros qualitativos adequados para o aproveitamento da água de chuva nas edificações universitárias. O segundo item pesquisado trata-se da técnica de reúso de águas cinzas. Assim como os sistemas de aproveitamento de água de chuva, também foram realizadas estratégias de projeto de sistemas de reúso de águas cinzas. Entretanto, ao invés de dispositivos de descarte, foi proposto o uso de filtros de areia para o tratamento das águas cinzas. Os sistemas de aproveitamento de água de chuva e reúso de águas cinzas também foram estudados para serem implantados de forma integrada nas edificações universitárias. Neste caso, alternativas de compartilhamento de reservatórios foram criadas para melhor atender as necessidades e particularidades das edificações. Já o terceiro item desta pesquisa, trata-se de um levantamento de equipamentos economizadores de água apropriados para serem instalados na UFSC. Foram encontrados, através de pesquisas via internet e do contato com os fabricantes, vários tipos de equipamentos economizadores, os quais foram divididos em grupos. Por último, através da identificação dos principais grupos de consumidores e usos finais de água, foi realizada uma proposta de campanha de conscientização de uso racional de água no campus universitário. Como as principais atividades consumidoras de água identificadas estão ligadas aos banheiros das edificações universitárias, observou-se que as campanhas de conscientização podem ser realizadas nos próprios banheiros através de cartazes e adesivos. Os itens pesquisados neste estudo de uso racional de água são abrangentes e tendem cercar a UFSC de vários meios de redução de consumo. Os sistemas de aproveitamento de água de chuva e reúso de águas cinzas foram esquematizados da forma o mais simples possível para facilitar a implantação destes sistemas. Todas as propostas estudadas são coerentes quanto a atual crise global de água e podem ser seguramente implantadas na UFSC.