Métodos para verificação de absortâncias em superfícies opacas (parte 1): Testes com o espectrômetro ALTA II

Autor: 
Elisiane Isa dos Santos
Orientador: 
Roberto Lamberts
Resumo: 

Este relatório apresenta um estudo sobre a aplicação do espectrômetro ALTA II para a verificação de valores de absortância solar em elementos opacos. Foram utilizadas como amostras de teste 5 cores de tintas disponíveis comercialmente, aplicadas sobre a face de tijolos cerâmicos. As medições foram realizadas em três condições de iluminação: ambiente interno (luz artificial), ambiente externo (luz natural) e em uma câmara escura. Os valores obtidos com o espectrômetro em ambiente interno e externo foram comparados
com resultados de absortância encontrados com o uso de um Luxímetro digital. Os resultados das diversas medições são comparados e analisados, assim como aspectos do funcionamento do espectrômetro. Além disso, é apresentado o resultado da verificação das temperaturas superficiais das amostras durantes os testes e a variação desta temperatura em função da cor. 

A pesquisa faz parte de um projeto de pesquisa realizado pelo LabEEE/UFSC em convênio com o PROCEL/ELETROBRAS, visando dar suporte ao desenvolvimento de um método de verificação de absorbância em superfícies opacas, para ser utilizado no Brasil.

Arquivo: 
X