Uso racional e fontes alternativas de água

A água é um elemento essencial que contribui para a promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida, porém é um recurso finito e vulnerável que deve ser utilizado racionalmente. O uso de fontes alternativas e de estratégias de uso racional de água em edificações é uma forma de amenizar os problemas de disponibilidade de água potável e diminuir a sua demanda. Dentre estas estratégias pode-se citar o aproveitamento de água pluvial, o reuso de águas cinzas e a instalação de componentes economizadores de água.

O aproveitamento de água pluvial é uma prática milenar, empregada no mundo todo. Essa técnica tem se difundido e se consolidado como uma forma de mitigar os diversos problemas ambientais causados pelo aumento da demanda de água, pela falta de medidas de controle da poluição e de gestão ambiental em áreas urbanas e rurais.

O reuso de águas cinzas consiste na reutilização, após tratamento adequado, das águas cinzas compostas por efluentes provenientes de tanques, banheiras, chuveiros, lavatórios e máquinas de lavar roupas. A utilização das águas cinzas tratadas para usos com finalidades não potáveis é uma alternativa promissora, e que deve ser desenvolvida e incentivada.

Os componentes economizadores, também conhecidos como equipamentos ou dispositivos economizadores de água,têm como objetivo contribuir para a redução do consumo de água. Alguns independem da ação do usuário ou da mudança de seu comportamento, enquanto outros facilitam a diminuição do consumo, mas todos estes componentes devem manter o conforto do usuário e a segurança sanitária das instalações. Os principais componentes economizadores são os arejadores, os pulverizadores e os prolongadores, usados em torneiras. Em chuveiros utilizam-se registros reguladores de vazão e em vasos sanitários, adotam-se válvulas de descarga com acionamento seletivo.

Além disso, o desenvolvimento dessas estratégias para reduzir o consumo de água em edificações está vinculado à caracterização dos usos finais de água. A partir deste conhecimento é possível avaliar os principais componentes responsáveis pelo uso da água e priorizar o desenvolvimento de tecnologias para se gerar uma maior economia efetiva.

É neste contexto que o LabEEE tem desenvolvido estudos e pesquisas referentes ao uso racional e fontes alternativas de água, incentivando a redução do consumo de água, conservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade nas edificações.

X